Grant Sabatier, um jovem de norte-americano aos 24 anos de idade, milionário, após viver alguns períodos com dificuldades financeiras, ensina como reduzir gastos e poupar dinheiro, realçando as principais despesas em que não é necessário gastar mais de metade do rendimento.
As famílias portuguesas gastam 60% do seu rendimento em Habitação, transportes e produtos alimentares. Poupar o suficiente, ao longo da carreira profissional, para manter o mesmo estilo de vida na reforma pode ser um desafio, mas este jovem milionário diz que não é impossível.
Grant avisa, porém, que para ter uma reforma que combine com o estilo de vida, é necessário não gastar mais de metade do rendimento com estas três grandes despesas.
Grant Sabatier, diz que são estes os grandes culpados na hora de colocar dinheiro de parte para a reforma. A solução? Gastar menos nestas despesas. Para isso, Grant aconselha qualquer pessoa a “mudar-se para um apartamento mais pequeno, caminhar ou apanhar transportes públicos para o trabalho e cozinhar mais vezes em casa”.
De acordo com os resultados provisórios do IDEF 2015/2016, divulgado pelo INE no final de 2016, as famílias portuguesas gastam 31,8% em habitação, 14,7% com transportes e 14,4% em produtos alimentares. Esta despesa representa uma parcela da despesa média das famílias de 60,9%.
https://www.dinheirovivo.pt/poupanca/galeria/jovem-poupou-para-ser-milionario-aos-30/