PISA: Portugal vai entrar nos estudos da OCDE sobre literacia financeira

Portugal vai participar no PISA (Programme for International Student Assessment) sobre a avaliação da literacia financeira da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico), em 2021, segundo anunciou o secretário de Estado da Educação, João Costa, na Conferência sobre Supervisão Comportamental Bancária: novos desafios dez anos depois da crise financeira.

Captura de ecrã 2018-10-24, às 14.43.37

Numa intervenção sobre a importância da formação financeira dos jovens, João Costa afirmou que “capacitar para a literacia financeira é capacitar para os direitos humanos”, e apresentou um novo Caderno de Educação Financeira, dirigido a alunos do 3.º ciclo do ensino básico.

Na mesma conferência, esteve também presente Annamaria Lusardi, presidente do International Network on Financial Education’s Research Commmittee, da OCDE. Lusardi defendeu que “na economia dos dias de hoje, a literacia financeira é como saber ler ou escrever”.

Lusardi explicou que, nos Estados Unidos, apenas um terço da população com mais de 35 anos era capaz de responder corretamente a três questões sobre literacia financeira, “apesar de muitas das decisões financeira serem tomadas antes dessa idade”, sublinhou.

“Isto prova porque é que precisamos de educação financeira nas escolas”, acrescentou Lusardi, sublinhando os contributos de Portugal para o avanço da literacia financeira.

As escolas General Serpa Pinto de Cinfães são disso exemplo já que a educação financeira é uma prioridade do agrupamento. Além de já terem adotado os Cadernos de Educação Financeira para os 1.º e 2.º ciclos do ensino básico, o agrupamento tem dinamizado atividades no sentido de ensinar aos alunos questões como o valor do dinheiro como resultado do trabalho ou gestão do orçamento.

O agrupamento foi distinguido pela direção-geral da Educação na sexta edição do concurso “Todos Contam”, que premeia os melhores projetos de educação financeira a implementar nas escolas.

In Jornal de Negócios